Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

segunda-feira, setembro 19, 2005

Vieira e o "Menino envolto em Luz"

"História de António Vieira" p.18
J. Lúcio de Azevedo

Clássica Editora

"Mandado à aldeia sem guia, perdeu-se (Vieira) no caminho e, muitto entrada a noite, achava pela frente um rio, o Joanes, ou algum dos confluentes que ao sul e oeste defendem o passo para a povoação (aldeia do Espírito Santo). Não vendo meio de transpôr o obstáculo, pensou em retroceder, mas atemorixzava-o a treva, e o dificultoso de buscar nela o trilho incerto da mata. Como só recurso encomendou-se ao anjo da guarda, e com poucas passadas, eis lhe salta da escuridão um menino envolto em luz: era ele que baixava a acudir-lhe, e então caminhando adiante o conduziu aldeia onde, chegados, desapareceu."

O Brasil português era provavelmente um dos locais mais supersticiosos do mundo, e coexistiam aqui uma miríade de cultos africanos e uma densa e complexa mitologia dos indios brasileiros conjuntamente com o intenso fervor católico de Vieira. Mas querer atribuir a Vieira o fervor suficiente para o fazer inventar uma visão - como sugere Lúcio de Azevedo - é procurar em Vieira um tipo de fanatismo ou de falsidade que nele nunca existiram.

Esta visão do "menino envolto em luz" ocorreu verdadeiramente e nas circunstâncias em que Vieira descreveria mais tarde o evento. É impossível determinar exactamente o que se passou, mas acreditamos que alguma presença entendeu que não fora ainda cumprido o destino de Vieira e decidiu intervir. Um enviado do Futuro (o jesuíta escreveria uma "História do Futuro"), uma entidade sobrehumana. Fosse o que fosse, salvou António Vieira e permitiu assim que o padre produzisse mais tarde os pensamentos que haveriam depois de alumiar o futuro de Portugal.

 
Blogarama