Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

quarta-feira, setembro 07, 2005

Pequena Nota sobre Bandarra

A propósito da referência do Espreitador a "o Quinto Império anunciado para depois do segundo é o império espiritual português." gostaria de acrescentar o seguinte:

A citação é da primeira quadra do III corpo das Trovas de Bandarra:

Em que haveis de ser o Quinto
Depois de morto o Segundo
Minhas profecias findas
Nestas letras que vos aqui pinto.

Bandarra deixa claro que se trata de "profecias" e como em qualquer profecia, o papel deixado a interpretação é imenso, do tamanho do Mar Oceano. É assim que existem tantas interpretações das Centúrias de Nostradamus quantos os autores que delas trataram... Com Bandarra nâo será diferente. Contudo, não nos parece absurdo associar a este "segundo", o nome de el Rei Dom João II, precisamente aquele com o qual se deu início à gesta dos Descobrimentos e da fundação do primeiro Império Português, o Quinto começaria assim com Dom Manuel I, o Venturoso, o monarca que levaria a bandeira das Quinas até às índias, formando o cerne do Império Universal e Universalista que depois a sanha católica de Dom João III haveria de perder pela mâo da Santa Inquisição e que o fanatismo de Dom Sebastião se encarregaria de encerrar de um modo quase definitivo.

O Quinto (Quinto Império) seria assim o sucessor do Segundo, fundado por Dom João II (Segundo), continuando este na intençâo universalista e mundial, na boa tradição da esfera armilar manuelina e após terem sido vencidos os obstáculos lançados pelo fanatismo católico no Destino e Caminho de Portugal.

 
Blogarama