Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Comentário a segmento de texto de Agostinho da Silva: "Se você vai meter um barco no mar (...)"

"Se você vai meter um barco no mar, escolha a sua tripulação e depois lembre-se que a grande coisa para o barco não se afundar é não mandar em nada, mas estar a pensar em tudo, e sobretudo saber que se ele, a cada momento, não souber o que é que pensa a tripulação, se houver uma falha e o navio for ao fundo, ele tem obrigação de se afundar."

Agostinho da Silva: Ir à Índia sem Abandonar Portugal; Considerações; Outros Textos

Comentários:
1. "Escolha a sua tripulação"; para Agostinho, a equipa devia ser seleccionada directamente pelo seu líder e não imposta a partir do exterior ou de uma outra organização.
2. "A grande coisa para o barco não se afundar é o comandante mandar": A autogestão não é um processo eficiente de conseguir obter um objectivo. Para que uma equipa consiga realizar os seus objectivos tem que existir uma unidade de mando, uma autoridade única capaz de orientar a equipa no caminho que deve percorrer até ao cumprimento da sua missão.
3. "Não mandar em nada, mas estar a pensar em tudo"; A autoridade não deve ser exercida directamente, mas devie residir mais numa orientação, do que numa pura ostentação de Poder. Os membros da equipa devem ser levados a fazer aquilo que corre na mente do líder, sem que apercebam de que estão a aplicar a sua vontade. O comando é assim exercido de forma invísivel, mas certeira e eficaz. O processo requer contudo um grande grau de conhecimento sobre as características individuais de cada agente, e por isso é tão importante que a composição da equipa seja determinada em primeira e última instância por aquele que a vai liderar.
4. "Se houver uma falha e o navio for ao fundo, ele tem obrigação de se afundar"; o líder (comandante) deve assumir por inteiro as responsabilidades pelas acções da equipa que lidera. Assume as consequências do desempenho da equipa, sejam estas positivas ou negativas. Se a equipa fracassar nos seus objectivos, ele é o primeiro e último responsável. Esse é o peso do Mando.

 
Blogarama