Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

sábado, março 18, 2006

Agostinho da Silva: "toda a oficina passe a ser uma escola"

"E quererá também que toda a oficina passe a ser uma escola." (...) "que se não esmaguem as faculdades superiores do operário sob o peso e a monotomia das tarefas sem interesse e sem vida; que se faça a clara distinção entre o homem e a máquina; que, finalmente, se ajude o trabalhador a encontrar na sua ocupação, em todas as ideias que a cercam e a condicionam ou que ela própria provoca, o Bem Supremo da sua vida e da vida dos outros."

Agostinho da Silva: Ir à Índia sem Abandonar Portugal; Considerações; Outros Textos


A Escola de qualquer actividade prática deve ser a própria fábrica. Agostinho, defende que um Ensino abstracto, teórico, não ou mesmo frequentemente anti-experimental e contra-vocacional deve ser abolido. O professor advoga a recriação de um sistema de ensino que promova a criatividade em lugar da memória, a praticabilidade em lugar da memorização mecânica de conceitos abstractos que não serão úteis na vida prática. O que Agostiunho defende é uma espécie de retorno actualizado ao modelo medieval do "Aprendiz" de Ofícios, em que havia uma ligação directa entre Mestre e Aprendiz e onde se conseguiam altos níveis de excelência e empenho. E por toda a "oficina" não quer o Professor reduzir apenas à "oficina", mas a toda e qualquer entidade empresarial, estatal, colectiva ou individual e privada. Todas as células económicas devem participar na formação e educação contínua dos seus membros e dos descendentes dos seus membros. Após um Ensino fundamental, onde se ensinem noções de escrita, leitura, matemática e de línguas, deverá suceder imediatamente um ensino de teor fortemente prático, exercito preferencialmente nas próprias empresas, e transferindo para estas o apoio estatal que hoje se dispersa numa rede ineficiente de escolas secundárias e de ensino superior. Umas e outras, devem ser reduzidas à sua expressão mínima e transmutadas em instituições de apoio, orientação, planeamento e consultoria para o verdadeiro sistema de ensino pós-primário: a Vida Real.

 
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