Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

domingo, março 12, 2006

Agostinho da Silva: "Projecto de um Mestre"

"A sua [do mestre] terá sido miníma se o não moveu a tomar o caminho de um mestre um imenso amor da humanidade e a clara inteligência dos destinos a que o espírito chama; errou o que se fez professor e desconfia dos homens, se defende deles, evita ir ao seu encontro de coração aberto, paga falta com falta e se mantém na moral da luta; esse jamais tornará melhores os seus alunos; poderão ser excelentes as palavras que profere; mas o moço que o escuta vai rindo por dentro porque só o exemplo o abala."

Agostinho da Silva: Ir à Índia sem Abandonar Portugal; Considerações; Outros Textos


Este segmento pertence a um dos numerosos textos didácticos de Agostinho. A Pedagogia foi um dos seus temas favoritos e assim se compreende como também colocava a Educação no centro da vida social e daquilo que devia ser a actividade de um Estado. Escrito a pensar na vertente educativa da vida humana, o texto pode facilmente ser transportado para a vida política...

O "Mestre" seria assim o líder, ou líderes de uma nação. Não seriam "técnicos" ou "tecnocratas" como agora é moda designá-los, mas Homens, criaturas de coração, princípios e humanidade. Em vez de especialistas em ciências virtuais como a "Economia" ou a "Engenharia", seriam especialistas no Homem. Existe actualmente a obsessão de que só um "Economista" pode ser um bom político, e essa preferência popular é sinal dos próprios tempos em que o economicismo e o "pragmatismo" ocuparam todo o espaço da vida política.

 
Blogarama