Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Agostinho da Silva: "o povo português achou que digno de imperar no Espírito Santo era a criança"

"Então, o povo português achou que digno de imperar no Espírito Santo (quer dizer, de ser o Rei, a figura principal do império futuro, da futura idade do mundo), era a criança. Com a sua imaginação, a sua alegria, a sua capacidade de perguntar, todas essas coisas."

Agostinho da Silva: Ir à Índia sem Abandonar Portugal; Considerações; Outros Textos

Seria assim esta a imagem que deveriamos transportar em nós como ideal humano. O Quinto Imperador é uma espécie de projecção daquilo que cada cidadão deve procurar cumprir. Os conceitos principais do Homem novo (mas renovado) de Agostinho surgem aqui muito claramente enunciados:
Imaginação
Alegria
Capacidade de Perguntar

Predomínio da Imaginação sobre a Memória; privilegiando um ensino novo sobre a Escolástica e os métodos convencionais de Ensino ainda em uso extenso pelas nossas Universidades e Escolas.

Predomínio da Alegria sobre a Melancolia, tão favorecida pela presença opressiva do Catolicismo na Alma Portuguesa.

Predomínio da Interrogação sobre a Realidade e o Eu, contra a vã, muda e cega aceitação automática das "Verdades" que nos são impostas a partir do Exterior, nomeadamente a partir da Europa e de Além dos Pirinéus. Recentramente do Homem na Economia e Reposicionamento da Cultura Portuguesa sobre o seu centro medieval e mais profundo.

 
Blogarama