Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

segunda-feira, março 20, 2006

Agostinho da Silva: "Da Emulação"

"Urge quanto antes alargar a reforma radical que as escolas novas fizeram triunfar na experiência; que só haja dois estímulos para o trabalho nas aulas: a comparação de cada dia com o dia anterior e com o dia futuro e o desejo de aumentar o valor, as possibilidades do grupo; por eles se terá a confiança indispensável na capacidade de realizar e a marcha irresistível da seta para o alvo; por eles também o sentido social, o hábito de cooperação, a tolerância e o amor que gera a convivência em vez do isolamento da caverna e de uma agressividade permanente; a vitória de uma ideia de paz sobre uma ideia de guerra."

Agostinho da Silva: Ir à Índia sem Abandonar Portugal; Considerações; Outros Textos


Eis mais um segmento agostiniano que aborda a questão da Pedagogia e da Educação. Agostinho da Silva condensa aqui aquelas que julga serem as duas grandes prioridades de um sistema educativo:

a) a melhoria do aluno, entendida como "superação de si mesmo" e a necessidade preemente de uma nítida sensação de "progresso" no Estudo. Isto é, o aluno deve sentir a cada dia, que aprendeu algo de novo, em relação a ontem, e que caminha progressivamente num caminho de progressão na senda do Entendimento de Si e das Coisas que o há de levar a um patamar superior de Si próprio. Assim, a Superação do Ego é alcançada através da Virtude, do Conhecimento e da sua interiorização.

b) nesta progressão para um patamar superior, o Si, deve agir em concordância, mais do que em concorrência com o Outro. A adopção das prioridades do Grupo, em lugar do mero e fátuo brilho do indíviduo devem prevalecer. Só assim se formarão adultos solidários e capaz de Compaixão e não as bestas individualistas e egotistas da actualidade. Só pela formação em Equipa, se poderão criar cidadãos verdadeiramente cívicos, que ponderem os interesses dos Outros com tanta consideração como ponderam os próprios. Contra a competição invidualizada e hierarquizada do ensino moderno, Agostinho contrapõe um ensino cooperativo e uma avaliação partilhada, criando um sentimento de Grupo e Comunidade em indíviduos a quem a natureza ilude com a grande ilusão da existência do Ego Individual.

 
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