Blogue do Movimento Quintano

Tema: Quinto Império enquanto destino de Portugal e do Mundo

Proposta prática para a refundação do Quinto Império de Vieira, Agostinho e Fernando Pessoa.

"Portugal será um dos países condutores do Mundo" Agostinho da Silva

domingo, janeiro 22, 2006

Proposta de União Brasil-Portugal

Portugal precisa absolutamente de um novo desígnio nacional, de um elemento polarizador e consensual que catalize as energias da generosa Alma Portuguesa e que possa transportar Portugal para um novo patamar de desenvolvimento e devolver o perdido orgulho nacional.

Quando confrontado com objectivos claros, identificados com prazos e alcançáveis Portugal sempre soube mostrar-se à altura do desafio. Assim foi no nosso passado remoto e no recente. Desafiados pela adesão à União Europeia, pela liberdade de Timor-Leste, pela entrada no clube do Euro, pela Expo 98 e até pelo discutível Euro 2004, Portugal sempre cumpriu. Falta então identificar uma meta ambiciosa, desafiante mas alcançável que possa ser concretizada a médio prazo.

E julgamos saber qual possa ser essa meta simultaneamente ambiciosa e alcançável... A formação de uma União entre Portugal e o Brasil. A constituição de uma nova entidade estatal de dimensão pluricontinental democrática, paritária e pacífica daria ao mundo uma mensagem de Paz e fraternidade que não deixaria de influenciar outros países e sobretudo os países africanos de expressão oficial portuguesa que se seatiriam compelidos a aderir a esta União.

A sua simples formação tornaria o novo Estado Brasil-Portugal numa das maiores economias do mundo, aumentaria exponencialmente a influência lusitana na Europa e no Mundo e contribuiria para a pacificação interna brasileira, decisiva dado que o Brasil está imerso numa autêntica Guerra Civil. A criação de um imenso mercado interno estimularia a estagnada economia portuguesa e o maior poder de compra luso estimularia a iadústria e agricultura portuguesas. A unificação das Forças Armadas transformaria a União Brasil-Portugal numa pktencia militar transcontinental e reforçaria as justas pretensões brasileiras de obtenção de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Para o Brasil, a união com Portugal seria um sinal de crescimento, establização e deseavolvimento. Para Portugal, a união seria um pólo catalisador as adormecidas energias nacionais e estimularia a estagnada e agonizante indústria nacional.

 
Blogarama